desabafosbipolares@hotmail.com

5 de setembro de 2012

Bipolaridade / depressão e a prática da Yoga

Conheci no início do mês a Sahaja Yoga. Havia um cartaz convidando para participar da Sahaja Yoga, grátis, em um colégio pertinho da casa da minha mãe. Seria por 10 sábados pela manhã.

Fui, gostei e levei comigo minha amiga também bipolar. Meu médico anjo disse que tinha muita curiosidade em ver uma bipolar que vive com um pé na euforia, fazer meditação. E num é que tô aplicada? E serão mais de 10 sábados depois poderemos frequentar o centro de meditação deles.

A Sahaja Yoga não é como a Hata Yoga, não fazemos movimentos, apenas meditação (consciência sem pensamentos). Para um bipolar parece impossível. Mas eu e minha amiga estamos firmes na Sahaja Yoga e estamos tendo grandes melhoras. Na primeira aula pensei:

__ Eu uma bipolar que as vezes os pensamentos estão a 1.000km/h sem pensamentos? Vai ser difícil. Mas aprendi que de fração de segundo a fração de segundo, vamos aumentando o tempo de ausência de pensamentos e realmente a melhora na vida vem, principalmente na saúde emocional.

Só posso falar por mim, então direi o que melhorou na minha vida com relação a bipolaridade. O pensamento acelerado, a ansiedade, o sofrer por antecedência, o mundo parece que ampliou e parei de enxergar apenas meu casulo. Sim, acho que estou virando borboleta. Estou menos ansiosa, sei deixar as coisas acontecerem, desapeguei de algumas coisas e situações, estou aprendendo a olhar para frente e não me concentrar nos problemas, eles passam, como tudo na vida.

Ainda tenho pouco tempo de Yoga, só 2 meses, mas é tão fácil de fazer, é apenas uma meditação de mais ou menos 10 minutos, sentada na cadeira, o que para mim é perfeito porque tenho hérnia de disco e as vezes ela está mal humorada. O certo é fazer 2 vezes ao dia, ou mais se você quiser. Tem dia que faço apenas uma vez, antes de ir trabalhar, porque se esqueço, tomo o Quetros e espero um pouco antes de ir deitar, já era, o sono bate e não faço mais nada.

Eu recomendo pelo menos ir conhecer. Eu e minha amiga também bipolar estamos tendo melhoras visíveis aos outros. Já esta minha amiga, é bipolar do tipo que fica mais dormindo, que não fala, não se defende, depressiva. E ela está falando, reagindo no trabalho, conseguindo ir trabalhar. E a cada dia que estudamos e compreendemos a Sahaja Yoga, melhor está ficando. Não é um milagre, são pequenas melhoras que fazem a diferença. É como colocar um calço na mesa que balançava e ... surpresa, o incômodo acabou. Um pequeno gesto.

Não sairei do meu médico anjo, nem vou parar com minhas medicações a não ser que ele diga para parar (o que não acredito que um dia vai acontecer). Mas a Sahaja Yoga tem ajudado e muito no nosso tratamento.

Abaixo o link de uma explicação sobre ""Os Efeitos da Meditação Sahaja" com um video de um médico falando sobre a Sahaja Yoga e a saúde.

http://www.sahajayoga.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=149






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário