desabafosbipolares@hotmail.com

12 de junho de 2011

Hipersonia

Hipersonia: A hipersonia é o aumento das horas de sono, aproximadamente de 25% do padrão de sono normal do indivíduo. Menos comum que a insônia, a hipersonia é um sintoma que freqüentemente indica a possibilidade de uma lesão grave. Indivíduos saudáveis podem apresentar hipersonia temporária durante algumas noites ou dias após um período contínuo de privação de sono ou um esforço físico incomum. Se a hipersonia perdurar mais do que alguns dias, ela pode ser sintoma de um distúrbio psicológico (p.ex., ansiedade ou depressão grave), uso abusivo de medicamentos hipnóticos, falta de oxigênio e acúmulo de dióxido de carbono no organismo em decorrência de uma apnéia do sono ou um distúrbio cerebral. 


Desde sexta-feira tenho dormido além da conta. Mas porque quero, porque optei por dormir, e não porque estou naquela fase de hipersonia irritante da fase depressiva.

Estava lendo agora o post da Bipolar Brasil (clique aqui) . um relato sobre libido. Muitas coisas se parecem comigo. Estou na fase de me esforçar para falar menos, porque tenho me arrependido e muito de estar falando mais do que devia e o que não devia. Saído com mais pessoas do que devia e estar devendo muito.

Tomo: litio 450mg 3x ao dia
           bupropiona 1 comp ao dia



Optei por dormir para diminuir as m... que tenho feito. Estou até bem, mas me sinto no térreo, com a depressão no subsolo e a euforia no andar de cima, e tenho um pé em cada andar, mas com uma forte tendência a ir para o andar de cima.

O pior, é que quando subo um pouco os degraus, rolo escada abaixo e vou direto para o fundo do subsolo. Só consegui consulta com meu psiquiatra para o dia 05/07, mas vou tentar chorar as mágoas e passar para mais perto.

Um comentário:

  1. Olá, RSR! Li o seu comentário no Mastigando Estrelas e acabo de ler este último post seu.

    Antes de tudo, apreveite a consulta com seu psiquiatra dia 05/07 para perguntar tudo o q vc deseja saber. Se achar boa ideia, vá anotando todas as suas dúvidas, assim vc aproveita melhor o tempo da consulta, fazendo todas as perguntas sem levar mto tempo tentando lembrar, às vezes até esquecendo alguma!

    Além do mais, se o seu psiquiatra já vem acompanhando vc há algum tempo, significa q ele já "acumulou" um série de informações pessoais a seu respeito q o ajudam a entender o seu caso melhor e a tratar vc com maior eficácia...

    Na próxima consulta, pergunte o q ele acha de vc beber álcool, mesmo q seja apenas socialmente (com socialmente vc quer dizer em pequenas quantidades qdo sai, não é isso?). Pergunte sobre a sua "hipersonia". Será q é realmente uma decisão racional sua? Uma opção q pode ser desfeita qdo vc quiser? Pode ser q ele tenha uma opinião diferente! Não custa nada perguntar. Sobre o café, tb pergunte o q ele acha, mesmo q vc se sinta melhor com essa bebida.

    Mas ok, agora me deixe responder sua pergunta. Vc perguntou por que deveria evitar o café, não foi?

    Na verdade, não exatamente o café, mas a cafeína é um estimulante. Álcool em pequenas quantidades tb é estimulante. Eles interferem no humor, e o TAB, como vc sabe, é um transtorno do humor.

    Agora, talvez vc pergunte por que não posso recorrer a esses estimulantes (álcool, café...) se estou deprimida e quero me sentir melhor... Bem... imagine um cavalo q percorreu quilômetros e está exausto, quase "morto". Se vc o estimula com chicotadas, ele até anda um pouco mais, mas não é uma boa ideia...

    Dar estimulantes a quem, de algum modo, quer um "descanso", é como dar chicotadas num cavalo cansado! Veja: vc falou em hipersonia. Se isso é decorrência do TAB, como provavelmente deve ser, significa q sua mente está pedindo um "descando" e vc atende o pedido de sua mente dormindo mais. Porém, se vc recorre a estimulantes como álcool ou café, vc está fazendo o contrário, tentando dar uma chicotada, ainda q de leve, em sua mente...

    Além do mais, se vc já está controlando o humor com remédios, quer dizer q estimulantes como álcool e café podem fazer uma grande diferença no resultado final... Se os remédios já interferem no seu humor, será q vc vai querer outras substâncias fazendo a mesma coisa?

    Os remédios tem quantidade, horários, etc., tudo afinado o máximo possível com o seu caso, e são prescritos por um profissional... Mas e o álcool e o café?

    Eu não sou médico, é algo q eu deveria frisar. Mas, mesmo q eu fosse, eu não poderia dizer nada melhor q o seu psiquiatra numa consulta, pq ele já vem te acompanhando.

    Se quiser, imprima este comentário e mostre a seu psiquiatra. Talvez seja útil.

    Tenha um ótimo dia! Espero q vc melhore ainda mais, o máximo possível. ;)

    PS- Vc fuma? O cigarro tb é um estimulante, mas bem mais leve q o ácool, umas 3 vezes mais leve... Talvez seu psiquiatra diga q o fumo não faz diferença, talvez diga q faz uma ligeira diferença... Não custa nada incluir esta dúvida naquela lista!

    ResponderExcluir