desabafosbipolares@hotmail.com

21 de maio de 2011

Eutimia


EUTIMIA:  eutimia, usualmente, é definida como a remissão dos sintomas, entretanto, idealmente, seria o período no qual o paciente não apenas estaria sem sintomas, mas (re)integrado funcionalmente em suas atividades de rotina. O objetivo do tratamento, portanto, é manter o paciente sem sintomas.


A euforia bateu a minha porta e foi embora. Como sinto sua falta. Com ela me sinto mais sensual, mais viva, mais bonita, com ânimo para sair e ser feliz. Sei que em meio a todos estes sentimentos está um pouco de delírio. Não fico tão sensual quanto imagino e nem invencível. A felicidade se assemelha a irresponsabilidade e a cegueira, porque não vejo os perigos de meus atos.

A tantos anos convivendo com minhas variações de humor que as vezes a eutimia parece tediosa e triste. Ou será que estou sentindo isto porque a depressão está sempre me espiando pela fresta da porta, acho que fica observando quando pode entrar, quando terá uma oportunidade.

Ultimamente tenho vencido as variações, mas esta luta tem me cansado, sinto-me só. A solidão sempre foi algo que amei, mas ela tem me deixado triste. Quero sair, não tenho uma pessoa fixa, as vezes tenho convites em excesso e as vezes nada. E normal isto, mas ultimamente anda me incomodando.

Não sei, acho que sento os ares da euforia e ela se foi. Senti como se tivesse visto um grande amor e ele apenas tivesse passado andando por mim e trocado um simples olhar.  Agora é respirar fundo e tentar manter minha eutimia. 


5 comentários:

  1. Esta parte aqui de fato lembra a euforia, de maneira até bem resumida: "Sei que em meio a todos estes sentimentos está um pouco de delírio. Não fico tão sensual quanto imagino e nem invencível. A felicidade se assemelha a irresponsabilidade e a cegueira, porque não vejo os perigos de meus atos."

    Mas esta parte aqui tb me chamou a atenção: "a eutimia parece tediosa e triste." Talvez vc queira perguntar a seu psiquiatra se vc pode estar tendo alguns sintomas mais leves, bem sutis, entre uma fase e outra. Não seria surpresa se ele te dissesse q sim, q é possível... Às vezes, alguns sintomas mais leves flutuam entre uma crise e outra, sem q indiquem, necessariamente, a vinda de uma crise...

    Gosto de ler o seus posts, são bem reais, detalhados... Definitivamente, vc não se parece com o Amigo Bipolar da marchinha, nem com a Raquel de Malhação, nem com qualquer personagem bipolar de alguma história superficial ou caricata... Vc é real e, como mta gente tem uma ideia do TAB q não corresponde à realidade, mta gente não deve sequer perceber q vc é bipolar, mesmo convivendo com vc! ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente sou real e não como Raquel de malhação ou o Amigo bipolar. Quando for ao meu psiquiatra novamente falarei com ele sobre oq vc disse sobre alguns sintomas leves de variação do humor.
    E sim, vc acertou. As pesoas que convivem comigo não percebem q sou bipolar. Melhor assim né? Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sou marido de uma mulher maravilhosa. Estamos há 10 anos juntos. Mas há 3 anos ela começou a ter surtos de euforia (ainda não veio depressão). E nesse último ano está sendo muito difícil pra nós.
      Como você disse ela fica invencível, pode tudo, gasta o que não tem, não mede as palavras não importa a quem for. Sei que ela precisa de mim e que deixá-la seria pior. Mas como está ficando insuportável, peço a sua opinião de como devo lidar com ela!

      Excluir
  3. Eu acho que antes de tudo, ela tem que fazer tratamento e acertar a dose. Pq quando entrava em euforia, não via que estou fazendo algo errado. As vezes, o falar na boa, quando ela estiver mais calma, mostrar os problemas que ela poderá ter se continuar gatando , se ela quer isto. Muitas vezes, o calar é a mehor coisa, e tratar, sempre.

    Estou falando, imaginando como seria uma pessoa me aguentando. É tão complexo. Talvez, se você lê-se algum livro para entender melhor a bipolaridade. Se eu tivesse me tratado antes, talvez meu casamento não teria acabado. Mas meu ex não acreditava nesta doença, para ele tudo é obssessão. Isto atrapalhou o tratamento.

    Faça ela se tratar, senão vcs dois ficarão doentes. Digo isto , baseado no que vivi, não em uma opinião médica.

    Boa sorte. Paciência e não entre na briga, não entre na euforia dela. Vc não ajuda sua esposa e ainda se desgasta. Sei lá, se quiser conversar mais. desabafosbipolares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. só passei pra dizer que amei o texto, bem simples e informativo, vou até dar uma olhada no restante do blog, tenho certeza que ajudará a algumas pessoas que conheço...

    ResponderExcluir